Desenhando Diversão: caneta 3D e o uso com crianças
- Annya Ruah
- 2 de jan. de 2024
- 2 min de leitura
Quando as férias escolares iniciam, temos que ter muita criatividade para entreter a criançada. Por aqui, procuramos transformar o tempo em casa em uma aventura divertida. A experiência de hoje é sobre as canetas 3D, onde a imaginação ganha vida em três dimensões.
Há mais ou menos um ano, meu esposo adquiriu uma caneta 3D. Na época, nosso pequeno tinha 3 anos e dificilmente aceitava as orientações de como manusear a caneta. Acabei guardando para uma idade mais propícia, para evitar riscos de queimaduras. Para derreter o filamento, ela chega a 210 °C, então tocar a ponta da caneta pode causar uma lesão bem dolorosa, por isso, o primeiro ponto é: Cuidado!

Bom, garantida a segurança da criança, nós exploramos as diversas possibilidades das canetas 3D e iniciamos uma jornada cheia de cores, formas e, acima de tudo, diversão.
O uso dessa ferramenta pela criança lhe oferece a oportunidade de criar e desenvolver o senso de pertencimento na atividade lúdica. E as criações podem ser as mais variadas possíveis, desde a construção de castelos até a criação de animais exóticos como atividades mais complexas para crianças maiores, ou a produção de letrinhas para as crianças menores que estão iniciando seu processo de alfabetização.
Como temos muitos bichinhos de estimação, nesse dia optamos por fazer uma oca para nossa hamster Jujuba. Utilizamos uma forma oval, colocamos papel A4 com fita gomada e iniciamos nosso projeto.

Meu filho ajudou bastante e, quando cansava, eu seguia a confecção do material com ele elegendo as cores. Acredito que a diversidade de cores auxiliou a manter a atenção ao longo de todo projeto que durou em média de 1 h para ser realizado. Ao final, fizemos uma oca muito colorida e a Jujuba curtiu bastante. Ou seja, a criança ainda ficou entretida assistindo a reação do seu pet.

Essa experiência nos trouxe uma tarde muito produtiva e divertida que, com certeza, ficará em nossas memórias.
Comments