Curiosidades sobre Ampulárias
- Annya Ruah
- 16 de jan. de 2024
- 2 min de leitura
Recentemente meu filho ganhou um peixe Betta (descrito em outro post) e nós começamos a nos aventurar no aquarismo com toda a reponsabilidade que o animal merece. A madrinha dele acabou prometendo dar outro peixinho no Natal e a ansiedade tomou conta do meu filhote.
Bom, o fato é que saímos em busca de um peixinho e voltamos com uma ampulária, uma espécie de caramujo aquático, da família Ampullariidae, de fácil manutenção e expectativa de vida de 1 a 3 anos. Na loja, a instrução recebida era que não havia necessidade de dar comida a ele, pois ele se alimentava das "sujidades" do aquário, como se fosse um filtro vivo. No entanto, ao fazer algumas pesquisas, descobri que eles se alimentam de ração também, após observar ele comendo a ração do peixe Betta. Foi então que descobri rações específicas para "animais de fundo".

Embora ainda não tenhamos tentado identificar o sexo da nossa ampulária, eles não são hermafroditas como eu cri inicialmente. Caso você deseje aprender essa identificação, encontrei uma página muito boa que ensina todo o passo a passo: https://jpets-blog.blogspot.com/2014/07/identificando-o-sexo-da-ampularia.html
No mais, estamos seguindo nossa rotina de cuidados com nosso peixe Betta, o Bebeto, e com o Mumujo, como foi carinhosamente nomeado nossa Ampulária. A vendedora da loja recomendou algumas poucas espécies para convívio com o Betta, permitindo a Ampulária e o peixe Molinésia, sobre a qual falarei posteriormente.
O aquário segue sendo fonte de entretenimento saudável para meu pequeno, reduzindo por exemplo, tempo de tela. Ele já alimenta os peixinhos todos os dias e prepara a água nos dias estabelecidos para troca, o que tem demonstrado a ele disciplina, paciência e perseverança no cuidado de seus animais.
E ainda nos divertimos muito vendo as interações dos peixinhos. Meu filho gosta muito de animais e já ganhou vários animais de brinquedos e, curiosamente, ele tinha uma ampulária de brinquedo que já havia colocado no aquário como decoração e que nós achavámos que era um caramujo mesmo.

No dia que a ampulária chegou, fizemos essa foto e, no começo, até confundíamos o de brinquedo com o verdadeiro. Enfim, seguimos cuidando do nosso aquário com muito amor e carinho. E você, tem algum animal aquático? Conta aqui!
Comments